terça-feira, 5 de junho de 2012

Francisco Alves - Passarinho do Mal (1927)

Um samba de Antonio Lopes de Amorim Diniz. A música faz referencia ao apelido do presidente Artur Bernardes (1875-1955), conhecido como Rolinha, governante do país entre 1922 e 1926. Artur Bernardes governou o Brasil  entre 1922 e 1926, grande parte desse período em Estado de Sítio. O rolinha reprimiu duramente os movimentos que faziam oposição ao seu governo, dentre eles o movimento anarquista. O samba é uma sátira ao governo e a pessoa de Bernardes.
Passarinho do má tava cá
Não havia maneira de enxotá (Bis)
Meu roçado de mio, secô
Meu cavalo de sela, mancô.
Meu cachorro de caça, danô
Minha sogra de longe, vortô.

Passarinho do má tava cá
Não havia maneira de enxotá (Bis)
A corrente de prata, partiu
O relógio na pedra, caiu.
O dinheiro no borso, sumiu
A muié que eu gostava, fugiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JORNADAS ANARCOPUNK (2020)